O café chegou ao Brasil no ano de 1727, em Belém do Pará. Foi trazido da Guiana Francesa por Francisco de Mello Palheta (Sargento-Mor), a pedido do então governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa missão. Já naquela época o café possuía grande valor comercial. Foi plantado em diversos lugares do país, como a Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. O cultivo da árvore chegou ao Brasil através da Espanha, São Paulo e Portugal.
O Café é um dos mais importantes produtos agrícolas da cultura brasileira. Seu cultivo abrange facilmente 25 Unidades da Federação e dá origem a mais de três milhões de empregos, sendo que mais da metade dos produtos derivados do café são exportados para outros países. Por sua importância, o país tem atualmente uma frota de 12.500 caminhões destinados ao transporte e comercialização do produto.
Durante o período colonial, e principalmente na Bahia, muitos escritores ingleses se referem ao consumo do café dentro das elites da região. Durante dez décadas o Brasil cresceu, movido pelo hábito do cafezinho, servido nas refeições de meio mundo, interiorizando nossa cultura, construindo fábricas, promovendo a miscigenação racial, dominando partidos políticos, derrubando a monarquia e abolindo a escravidão. Além de ter sido fonte de muitas das nossas riquezas, o café permitiu alguns feitos extraordinários.
Hoje o café continua sendo um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.
Olá, Isto é um comentário.
Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.